UMA PROFETISA CHAMADA ANA

 

“Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era já avançada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade; e era viúva, de quase oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, mas adorava a Deus noite e dia em jejuns e orações. Chegando ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.”  Lucas 2:36-38

    

- A profetisa Ana é uma dessas mulheres fascinantes, que a vida nos reserva, pouco se fala dela, somente três versículos bíblicos, mas é o suficiente para descrever um pouco da vida, do caráter e das suas qualidades.

- Uma mulher que exala o bom perfume de Cristo, e uma inspiradora de vida dedicada a Deus.

- Se pudéssemos descrever a síntese da vida de Ana, poderíamos assim destacar: UMA MULHER ADORADORA E COMPLETAMENTE APAIXONADA POR DEUS.

- Ana, seu nome significa Graça, Favor, era da tribo de Aser, (que significa: felicidade), Gn 30:13, embora sua tribo tenha sido levada para o cativeiro da Assíria, em 722 a.C., nunca tivesse retornado oficialmente, genealogias foram preservadas e devolvidas à Terra Prometida, de tal modo que se conhecia a linhagem a que ela pertencia. Ana era uma remanescente de sua tribo nas terras de Israel. Uma mulher separada para o serviço do Senhor.

- O texto diz que Ana viveu sete anos com seu marido, e depois que ele morreu, ela já era viúva há 84 anos, não se casou novamente e não se apartava do templo noite e dia, em jejuns e orações diárias na presença de Deus.

- Na apresentação de Jesus no templo Ana teria aproximadamente 103 a 106 anos de idade.

- Como uma mulher de Israel era liberada para o casamento a partir de 12 anos de idade. Ana ficara viúva com 19 a 21 anos de idade, aproximadamente, ou seja, em pleno apogeu de sua mocidade. Diferentemente das demais jovens de sua idade, Ana toma a decisão de servir ao seu Deus totalmente.

- A  Bíblia não diz que ela não teve filhos, mas isso é pouco provável, pois bem cedo, as mulheres de Israel eram contempladas com filhos.

- Creio que o evangelista Lucas inspirado pelo Espírito Santo,  destaca a vida dessa mulher para que nós aprendamos como nossas vidas devem ser dedicadas ao Deus Todo Poderoso, e como são preciosas e inspiradoras as qualidades daqueles que devotam sua vida totalmente a Deus.

Qualidades que se destacam na vida de Ana:

  1. Conservada virgem para seu marido. tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade;” Vs 36
  2.  Fiel ao  compromisso de fidelidade ao seu marido, mesmo depois da morte. e era viúva, de quase oitenta e quatro anos.” Vs 37

          “ Deus honra a mulher de um marido só” Pr José Pereira Couto.

     Hoje com o relativismo das relações, principalmente de casamento tem se tornado cada vez mais raro esse tipo de atitude.

     3. Desprovida de desejos carnais. (ela poderia ter se entregado aos prazeres carnais, ou vivendo na ansiedade de um novo relacionamento). Seu alvo maior era servir a Deus. I Tm 5:3-16

      4. Uma mulher de fé. (priorizava Deus acima de tudo). Mt 6:33

    5. Uma mulher de esperança. (esperava a salvação de Israel que viria através de Jesus Cristo).

     6Amava a casa de Deus. “ …Esta não apartava do templo nem de dia, nem de noite”. Vs 37

- O nome de Ana poderia de chamado de Salmo 84. “ Quão amáveis são os teus tabernáculos, a minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor.”

- No templo se cultiva intimidade com Deus. “ A intimidade do Senhor, é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” Salmo 25:14

- No templo temos revelações da parte de Deus. “ A revelação das tuas palavras esclarece, e dá entendimento aos simples”. Salmo 119:130

- No templo podemos adorar, louvar. “…mas adorava a Deus noite e dia em jejuns e orações.” Vs 37

- No templo podemos derramar nossos corações diante daquele que conhece as nossas necessidades e as nossas aflições, e os nossos anseios e desejos.

“Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil, prefiro está a porta da casa de meu Deus a permanecer nas tendas da perversidade.”. Salmo 84:10 

- Ana levava sério estas palavras do salmista, na presença de Deus não se perde tempo, é um grande investimento que fazemos em nossa vida, e nas vidas daqueles dos quais amamos. 

Eu amo a habitação de tua casa e o lugar onde a tua glória assiste.” Salmo 26:8

- No Templo Ana alimentava seu espírito e sua alma era satisfeita. “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra delícias perpetuamente.” Salmo 16:11

- No templo é o lugar onde o Salvador se revela, e a salvação chega aos homens. Ana encontrou o seu Salvador no templo.

- Quantos em Israel, não tiveram a fé, para perceber que o Cristo, estava se apresentando no templo? Somente os que esperam com fé é que conseguem ter revelações profundas da parte de Deus.

        7.  Uma profetisa de Deus. Chegando ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.” Lucas 2:38

- Profeta é aquele que fala a palavra de Deus, é um enviado, escolhido por Deus para esse serviço. O dom de profecia hoje é muito comum, mas nos dias do nascimento de Jesus, não existiam profetas reconhecidos. Ainda existiam o que os teólogos chamam de silêncio profético. (400 anos antes do nascimento de Cristo).

- Mas o evangelista Lucas, chama Ana de profetisa, porque naqueles dias Deus estava preparando o seu povo para o recebimento do Salvador Jesus.

- Existiam muitos religiosos em Israel, mas Deus escolheu Ana para ser portadora das boas novas de Salvação. Ana foi separada por Deus, porque amava e buscava a Sua presença.

- Profetas são escolhidos por Deus, primeiramente para estarem na sua presença, para ouvi-lo  e para anunciar a mensagem de salvação.”

- O profeta que tem um sonho, conte o sonho, e o que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade. Pois o que tem a palha com o trigo?, pergunta o Senhor. Não é a minha palavra como o fogo, pergunta o Senhor, e como um martelo que despedaça a rocha?” Jeremias 23:28-29; I Pedro 4:11

- Profetas são escolhidos para levarem a palavra da salvação que cura, salva, e liberta os homens de seus pecados e doenças. Isaias 61

- Deus está levantando nesses dias uma geração de profetas para anunciarem a boa nova de salvação, no meio de um povo que necessita de Jesus como salvador de suas vidas.

- Ana, idosa, muito provável não viu Jesus exercendo o seu ministério na terra, mas ela teve o privilégio de anunciar aos presentes no templo o motivo maior de sua vida: Jesus, o seu salvador, aquele a quem ela tanto pregava, estava diante dela. Ela já podia descansar em paz.

- Aos que crêem em Jesus, serão salvos, aos que o rejeitam serão condenados, essa era a mensagem de Ana, essa é a mensagem de todo o profeta de Deus. “Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.” João 3:18

Que a vida e as qualidades de Ana te inspirem a devotar tua vida na presença de Deus em louvor e adoração, diária.

 

 

Autor: Pr Francisco Nascimento

 

 

===============================

===============================

===============================

===============================

 



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem