COISAS NOVAS

 

Apocalipse 21: 1-5

 

- Deus preparou para seus filhos, para o seu povo um novo lugar.

- Um novo céu, uma nova terra. Um lugar onde não haverá tristeza, nem dor, onde a presença do Senhor será constante e eterna, e nós iremos para lá.

- Mas, o texto chave para nós hoje é o versículo cinco: “Eis que faço novas todas às coisas”. É o Senhor quem diz isso. Ele não diz que nós faremos novas todas as coisas, que faremos coisas diferentes, que criaremos coisas novas. Não. Ele mesmo fará!

- O significado para a palavra COISA, entre outras é: tudo aquilo que existe ou pode existir. Circunstância, condição, estado.

- O significado de nova é: novidade. Novidade para aquilo que já existe. Criar aquilo que não existe.

- Deus é Deus que faz coisas novas! Podemos dizer que para coisas novas acontecerem, para Deus criar coisas novas é preciso acontecer mudança. 

- A mudança indica que nada nessa vida é eterno. O tempo muda, os governos mudam, e pessoas também mudam. Sem mudança não tem novidade, não tem novo tempo.

- E mudança assusta, causa impacto, transforma uma circunstância, um ambiente, uma pessoa, mas Deus opera através das mudanças.

- E ele deseja que sempre aconteçam mudanças na nossa vida para nos fazer crescer, amadurecer, para que sejamos dependentes dele e não das nossas próprias forças.

- Se Jesus é o centro da nossa vida então as mudanças necessárias sempre irão acontecer!

- Por que Deus trabalha através das mudanças?

- Por que ele gosta de mudanças?

- Ou por que as mudanças são necessárias?

1. Por causa do comodismo

- O ser humano busca um lugar, uma zona de conforto e se acomoda. É fácil se acomodar com o que é bom, mas às vezes estamos acomodados com o que é ruim.

- A gente gosta da nossa cama, do nosso travesseiro, da nossa casa.

- Quando a gente precisa viajar tem que dormir em outra cama, com outro travesseiro e aí, a gente sente falta do nosso conforto. Isso é natural. É natural se acostumar com determinadas coisas.

- O problema é quando a pessoa se acomoda com a miséria, se acomoda com a desgraça, se acomoda em vir à igreja uma vez por semana, se acomoda e não procura mudar.

- Deus falou com Abraão quando ele tinha 75 anos. Alguém com 75 anos está com sua vida totalmente acomodada. Ele era casado, tinha bens, vivia uma boa vida, junto com seus familiares. Estava tranquilo.

- Mas algo aconteceu: Deus falou com ele, deu se revelou a ele e deu uma direção de sair do lugar da acomodação e passar a viver as novidades que estava reservando para ele. E ele aceitou! Ele seguiu na direção de uma nova vida, cheia de novidades. Coisas desconhecidas que viriam.

- Para sair do lugar de acomodação precisamos de uma revelação de Deus para nós.

- O Senhor disse para Abrão: Sai! Da tua terra, da tua parentela, da casa de teu pai e vai para uma terra que te mostrarei!

- Quantas vezes o Senhor fala conosco sai desse lugar de comodismo! Sai desse relacionamento que não te faz bem, que não tem futuro.

- Jr. 29.11 diz: “Eu é que sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”. Ou para vos dar um futuro de esperança.

- Peça ao Senhor que te mostre a direção, as novidades.

- Se as novidades de Deus estão em outra direção então temos que sair do lugar de conforto, de acomodação e partir confiando que o Senhor suprirá todas as coisas.

2. Para não nos tornarmos religiosos

- No livro de Atos está registrada a conversão de um homem extremamente religioso chamado Saulo. Ele teve uma experiência sobrenatural com Deus. Foi tão profunda a experiência dele com Deus que até o nome dele mudou de Saulo para Paulo, deixou de ser perseguidor do evangelho e se tornou em apóstolo de Jesus. Mudança total. Passou a viver um novo tempo.

- Deus não é Deus de mesmice, mas de coisas novas, novidades.

- Vir à igreja não significa que você está servindo a Deus.

- O religioso não gosta de mudanças. Gosta que as coisas permaneçam do mesmo jeito.

- A igreja não é uma loja que oferece um produto e nem você é um cliente.

- Nas empresas, nas lojas o cliente tem sempre razão. Por quê? Por que se ele não ficar satisfeito com o atendimento, com o produto ele não volta mais, não compra mais.

- Quando você entrega a tua oferta você não está comprando uma pregação para encher o teu ego, para ouvir somente o que você quer.

- A experiência de Paulo foi tão profunda que mudou completamente a sua forma de enxergar Jesus.

- Precisamos dessa experiência poderosa na nossa vida.

- II Co. 5.17 “E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas (velhas) já passaram; eis que se fizeram novas”.

- Significa que temos uma nova natureza gerada pelo Espírito de Deus.

- Significa que não somos nós quem mandamos, que dizemos para Deus como que as coisas têm que ser.

- Jo. 3.8: “O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”.

- Tem que ser movido por Deus! Vida intensa com Jesus! É isso que Deus deseja. E quem vive intensamente com Jesus, quem anda sempre na direção dele, sabe que a qualquer momento haverá mudanças.

- Religiosidade fala de uma rotina, de um ritual. De algo superficial. Não é essa vida que Jesus tem para nós! Ele tem coisas novas!

3. Por que Deus é Deus de coisas novas

- Alguém que tem só coisas novas não pode dar coisas velhas. Deus tem coisas novas para nós. O novo de Deus está vindo para nós!

- Diga para a pessoa que está ao seu lado: vem coisas novas de Deus para você!

- Quando eu falo em coisas velhas eu não me refiro à idade, de jeito nenhum.

- A Bíblia diz que na velhice darão frutos e fruto fala de algo novo, de continuidade.

- Me refiro a uma vida velha, atitudes velhas, uma pessoa que não muda.

- É o linguarudo que não muda, não deixa de reclamar, de falar mal, nada está bom, o culto foi ruim, o louvor foi feio, a palavra foi horrível! A linguagem não muda. A mesma crítica. Coisa velha. Deus não está nisso não! Deus quer mudanças!

- Deus é Deus de coisas novas. Mas para que as mudanças venham a acontecer é preciso: Atitude (nossa parte). Não existe mudança sem atitude. Mudança é no concreto, no real.

- Não basta você desejar mudar, você tem que tomar atitudes que comprovem que você quer mudança.

- Deus quer nos levar a conquistar o que nunca tivemos! Mas para isso precisamos fazer coisas que nunca fizemos! Mover de Deus (ação de Deus).

- Não existe mudança real onde não tenha o mover do Espírito Santo de Deus.

- Não basta ter atitude se não tiver a ação do Espírito de Deus.

Conclusão: 

- Quando uma mulher está grávida, a vida dela passa por um processo de mudanças. O corpo muda, os sentimentos mudam a vida muda, a casa muda. Tudo muda. Por quê? Porque está vindo algo novo, uma nova vida. Durante o tempo da gestação ela vai se preparar para receber esse bebê. Vai fazer o enxoval, arrumar o quarto, vai fazer os exames (pré-natal).

- E quem faz tudo isso acontecer?

- Como esse bebê se desenvolve dentro da barriga dela? É algo de Deus. Coisa assombrosamente maravilhosa!

- É Deus que traz vida. Ele que faz vir à existência as novas vidas, o novo, o tempo novo.

- Deus está trazendo mudanças para nós! O vento de Deus está soprando as novidades de Deus para nós!

- Hoje você vai orar e pedir ao Espírito Santo que te revele onde, em quais áreas você precisa de mudança na sua vida. Vida pessoal, familiar, ministerial.

 

FONTE: http://www.nv12.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=154:coisas-novas&catid=41:celulas&Itemid=80

 

 

++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++

++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem