Lições para uma Vida de Santidade

 

Texto:  “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5.23).

 

Introdução:

- É preciso que o adorador mantenha o seu espírito, a sua alma e o seu corpo plenamente irrepreensível para o dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

- A Bíblia nos exorta a afastarmos-nos cada dia das práticas pecaminosas, aproximarmos de Deus com um coração íntegro e piedoso, e nos esforçarmos por viver de maneira santa.

1. Algumas características de um viver santo:

1.1. Santidade engloba todos os aspectos da vida humana.

- O viver santo tem um significado muito mais abrangente do que simplesmente obedecer a uma longa lista de proibições (1 Tessalonicenses 5.23).

1.2. Santidade é humildade e confissão.

- O princípio de um viver santo fundamenta-se na humildade, na confissão e no reconhecimento sincero de que a pessoa depende da misericórdia de Deus.

- O crente não deve justificar-se comparando-se com os outros.

“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28.13).
Veja também: João 8.3-9.

1.3. Santidade é ação do Espírito Santo.

- A ação do Espírito Santo na vida do crente torna-o santo.

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo” (Gálatas 6.14).

“Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade” (2 Tessalonicenses 2.13).

Meio divinos para a santificação:

Palavra: João 15.1-3.
Sangue: 1 João 1.7.
Espírito Santo: Efésios 5.18.

1.4. Santidade é negar o próprio ego.

- Se por seus próprios esforços o crente buscar a santificação estará satisfazendo a si mesmo, e o exercício da santificação se tornará uma espécie de concurso de beleza.

“Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4.6).

2. Alguns aspectos que identificam o viver santo.

2.1. Manifestar o caráter de Deus buscando a perfeição.

Jesus terminou a sua bela mensagem exortando a multidão a aperfeiçoar-se.

“Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mateus 5.48).

2.2. Amar a Deus.

- Este primeiro mandamento deve estar presente no exercício da santidade.

“Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento” (Mateus 22.37, 38).

2.3. Deixar a vida divina encher a vida humana.

- Santidade é negar os desejos e as vontades humanas. É deixar que Deus encha o coração com a vontade do Senhor.

“logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2.20).

2.4. Separar-se do pecado.

- Deus não chamou o crente para imundícia, mas para a santificação.

“porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. portanto, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo” (1 Tessalonicenses 4.7, 8).

Conclusão:

- Ter uma vida santa é não concordar com o pecado. Não é somente evitar os pecados citados em Gálatas 5.19-21, mas é também se opor ao pecado (Gálatas 5.22, 23).

- A santidade é um mandamento de fundamental importância em torno do qual gira a vida cristã (1 Pedro 1.15, 16).

- O crente não deve ser santo somente entre quatro paredes, nem seguir o mau exemplo de quem apresenta duplicidade de caráter (Romanos 12.2). Mas deve manter-se irrepreensível e obediente ao que disse o apóstolo Paulo em Filipenses 2.15, que diz: “para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo”.

 

 

Adaptado de esboço do Pr. Silas Malafaia / http://www.esbocosdesermoes.com/2013/04/licoes-para-uma-vida-de-santidade.html

 

 

################################

################################

################################

################################



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem