O Encontro que

Transforma

 

Texto: João 4:5-14

 

 

Introdução:

- O texto que acabamos de ler no evangelho de João 4 fala do encontro de Jesus com a mulher samaritana junto a fonte de Jacó, um encontro que promoveu o maior milagre que o ser humano necessita, a SALVAÇÃO.

- Neste texto podemos ver aqui duas fontes: Jesus como a fonte que jorra para vida Eterna e a fonte de Jacó um poço que supria as necessidades físicas do povo, mais não promovia nenhuma mudança na alma.

- A Bíblia não registra o nome nem a genealogia da mulher samaritana, diz apenas, que ela era natural de Samaria, tratava-se de uma mulher humilde, pois ela mesma cuidava dos seus afazeres domésticos, não tendo, certamente, quem os fizesse. A bíblia omite seu nome, mas é enfática em dizer que este encontro ela recebeu sua SALVAÇÃO.

I - JESUS EM SAMARIA

- Samaria conforme foi dito era a antiga capital do Reino do Norte, fundada por Onri, rei de Israel (1 Rs 16:24). Samaria foi por muito tempo um centro de idolatria Ver: Jr 23: 13; 0s 7:1. Em 722 a.C., quando Sargon II, Is 20:1 rei da Assíria, levou para o cativeiro as dez tribos do reino do Norte (2 Rs 17:5,6:23,24). Enviou para a cidade de Samaria os povos oriundos de outras terras e nações.

- Era uma mistura de babilônicos e gente de Ava, de Hamata e de Servavim (2 Rs 17: 24). Foram esses povos que vieram para colonizar Samaria, resultando daí uma raça mista que desencadeou muitos conflitos com os judeus, crises políticas, religiosas e sociais entre os judeus e os samaritanos.

- O verso 6 diz que Jesus estava cansado do caminho sentou-se para descansar. Era quase a hora sexta, ou seja, meio dia, segundo o calendário judaico, quando seus discípulos voltavam da cidade, para onde tinham ido comprar comidas.  Jesus pede água a Samaritana.

 Aquela mulher venceu duas grandes barreiras para ter um encontro com Jesus.

a) A barreira racial: Jesus era judeu e ela samaritana;

b) A barreira material: Jesus não tinha para ela, os utensílios para tirar a água da vida. Para tirar água do poço era necessário, corda e um balde.

- Jesus quebra o protocolo, quebra as barreiras e diz para a mulher (v.10). Para tirar a água viva, que é a graça salvadora de Deus, não precisamos de balde e corda, precisamos sim de conhecer o dom de Deus que é a graça (favor imerecido). Ler Ef 2:8-10

- Não existe poço fundo para Jesus Cristo, as dificuldades são superadas, as barreiras são vencidas. Jesus não perguntou para aquela mulher: qual a sua religião, não perguntou se a mulher era idolatra, nem se era de boa ou má índole. Mas ofereceu a mulher o que ela mais necessitava: a água viva. A mulher não conhecia: O dom de Deus, que Jesus é a fonte d’água viva. Para tirar água do poço de Jacó era necessário sim balde e corda, mas para tirarmos água da fonte da vida é necessário unicamente FÉ.

- Jesus é a inesgotável fonte de água da vida, onde, diariamente, todos nós como discípulos, saciamos nossa sede espiritual.

II - A CONVERSÃO DA MULHER SAMARITANA

- As palavras de Jesus despertaram o interesse material da mulher samaritana: (Jo 4:15) O propósito da mulher era não ir mais ao poço de Jacó tirar água. O poço de Jacó é uma figura do mundo. Quem beber desse poço voltará a ter sede.

- Existem muitas pessoas que já confessaram Jesus como Salvador mais em alguma momento de fraqueza voltaram a beber da fonte de Jacó, por isso vive uma vida cristã medíocre.

- A mulher samaritana nunca mais voltou a beber água do velho poço de Jacó. Daquele dia em diante encontrou uma fonte melhor, Cristo a Fonte das Águas Vivas.

CONCLUSÃO:

- A mulher Samaritana toma uma decisão abandonar o cântaro. O cântaro abandonado é sinal de conversão e de que as coisas velhas já se passaram. Quem se converte a Cristo abandona os cântaros dos vícios, da prostituição, da mentira, da religiosidade e procura ter uma vida que agrade a Deus.

- Jesus espera que façamos como fez a samaritana, encha-se com a Água da Vida, não perca tempo, seja uma testemunha de Jesus, Ele conta com você.

 

 

Fonte: http://ibbosqueczs.com.br/mais_mensagem_da_celula.php?id=100

 

##############################

##############################

##############################

##############################



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem