O Ano da Dupla Honra
Texto: Isaías 61.7

“Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria.”

Introdução:

- A palavra de Deus para o ano de 2008, vem recheada de promessas grandiosas para a nossa vida. São tantas promessas que se você não abrir bem o seu coração não conseguirá reter todas.
Portanto, vamos começar nos posicionando espiritualmente: Levante a sua mão diga para Deus:
“Eu abro o meu coração para receber tudo o que o Senhor tem para a minha vida nessa noite”

Nós estamos em contagem regressiva para o novo ano. Dentro de alguns minutos entraremos na posse da promessa. Receberemos o novo ano debaixo de uma forte palavra profética do Senhor.
Vamos deixar para trás o ano que está se encerrando. Vamos levar para o novo ano, a visão e o sonho de conquista. 2008 será o nono ano do nosso ministério. O nono ano é o segundo ano de um novo ciclo. O segundo ano, de acordo com o ensino bíblico é o ano do trabalho e do serviço. Mas não como no primeiro ciclo em que não tínhamos a mesma experiência.
Por isso a palavra de Deus para nós é de que 2008 será o ano da DUPLA HONRA! Vai ter muito trabalho, vai ter muito serviço, vai ter muitos desafios, mas também haverá grandes vitórias! Haverá muita recompensa e alegria da parte de Deus!
É isso que nos diz Isaías 61.7:
“Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria.”

Essa palavra só tem coisas boas. Tudo o que tem aqui eu quero para a minha vida. E baseado nessa promessa eu quero profetizar cinco coisas que Deus fará em sua vida nesse novo ano:

F.T.: Em primeiro lugar...

I – DEUS REMOVERÁ A VERGONHA:

1.1. O alvo do Diabo é sempre nos envergonhar. Ele se aproveita das situações de insucessos em nossa vida, para nos expor, e destruir a fé que há em nosso coração.
1.2. O inimigo que nos ver encurralados, sem resposta, sem saída e sem direção. E quando isso acontece, ele usa as pessoas mais próximas possível de m\nós para nos envergonhar.
* Talvez ao longo desse ano você viveu experiência de vergonha e de humilhação. Mas hoje Deus trás uma palavra profética sobre a sua vida. O 
tempo da vergonha está se encerrando.
* Deus começará um novo tempo em sua vida. E o ano d e 2008 será um ano em que toda vergonha será removida.
* Você já passou pela experiência de fazer tudo o ainda assim não funcionar? Mas hoje a palavra de Deus para suas vida é: SUA VERGONHA SERÁ REMOVIDA.
Esse é um dia que será inesquecível para sua vida. Você tem tido vergonha do número de células que você tem. Você tem vergonha de dizer quanto tempo você ora, quanto tempo você ler a Bíblia. Mas Deus planta em você dupla honra.

• Comece a agradecer a Deus pelo que Ele vai fazer em sua vida . Porque a gratidão abre as portas dos céus, e a ingratidão fecha as portas e atrai o destruidor.
• Hoje é o dia do Senhor remover a sua vergonha.
• Estamos às portas de um novo tempo, onde a honra tomará o lugar da vergonha em nossa vida.

II – DEUS REMOVERÁ A AFRONTA:

2.1. O homem religioso fica sempre se lamentando de suas lutas e o seu sentimento é rejeitar a luta. Luta para o religioso é uma desgraça, mas para o homem de Deus luta é a oportunidade de Deus envergonhar o diabo.
2.2. Satanás quer nos deixar acabados, debaixo de acusações e envolvidos pela impotência humana. O diabo quer fazer de você um derrotado, sempre fugindo da batalha.
* Mas a partir de hoje, você não ouvirá mais a voz do Diabo. Você ouvirá de Deus falando ao seu coração!
* Toda afronta será removida. Deus vai exaltar você diante dos seus adversários.
* Deus vai colocar os seus pés sobre uma rocha firme.

2.3. A afronta nada mais é do que um blefe do inimigo para tirar você da batalha antes que a sua vitória chegue. Mas nesse novo ano o Espírito do Senhor vai impelir sua vida a fazer coisas que você nunca fez.
• Você que sempre andou no natural, na perspectiva humana, sempre dependeu das circunstâncias externas, agora você será uma pessoa intrépida...Mas agora, CORAGEM E OUSADIA VIRÃO SOBRE A SUA VIDA
• Toda a timidez espiritual sairá de você. Você será conhecido com o um homem de fé. Uma mulher de fé.
• Natural prá você será conviver com os milagres de Deus.

III – DEUS RESTITUIRÁ A HERANÇA:

3.1. Herança é algo que já lhe pertence, mas que muitas vezes você desconhece. E enquanto você não toma consciência você não pode se valer do seu direito e usufruir do que lhe pertence.
3.2. O Diabo quer roubar o suprimento de Deus para a nossa vida. Mas vai chegar o tempo de restituição. Você precisa crer que as coisas vão melhorar na sua vida. E o que é seu voltará para suas mãos.
3.3. Nós temos que entender que quando somos roubados não é algo isolado, é na verdade uma estratégia do inimigo de enfraquecer o corpo. Satanás quer tirar o suprimento do povo de Deus para que este fique sem condições de viver uma vida abundante.
Ilust.:Foi o que aconteceu com Davi em Ziclague, o inimigo roubou o suprimento, aquilo que era a estrutura de Davi e de seus homens. Imagine tudo que você plantou e cuidou de uma hora para outra ser roubada de forma violenta:
• Houve muito roubo na nossa vida. Roubo por ignorância. Roubo por desprezo, roubo por não conhecer a glória de Deus.
• Muitos foram roubados ministerialmente.
• Outros foram roubados em sua prosperidade.
• Mas no momento em que você se levantar, Deus vai exaltá-lo de forma poderosa.
• Ele vai restituir toda a sua herança. E você vai experimentar do melhor de Deus em sua vida.
3.3. Deus tem liberado uma unção de conquista sobre a sua igreja nesses últimos dias. E conquista fala de oportunidades. Deus colocará você diante de situações, onde você terá oportunidade de conquistar coisas, pessoas, e dimensões que você vem pedindo a deus durante muito tempo.
3.4. Conquista fala que teremos que confrontar situações. Vamos ter que usar armas espirituais. Vamos ter guerrear. Mas a promessa irá se cumprir.
3.5. Conquista fala de situações novas. Novos horizontes. Recomeço. Para muitos 2008 será um grande recomeço.
3.6. Conquista fala de empreendimento. De força, de esforço, mas do aparecimento do fruto.
3.7. Algumas situações vão requerer muito de nós que estejamos à frente da batalha. Você vai lutar pelo que é seu e você vai conquistar suas bênçãos.
• Mas você deve estar pronto também para guerrear. Porque não existe restituição e conquista sem que antes uma guerra seja travada.
• O Senhor diz que Inimigos se levantarão, línguas mentirosas o acusarão, conspirações podem acontecer (pessoas que estão perto de você).
• Mas ele também afirma: os inimigos cairão, as armas forjadas não prosperarão. As línguas mentirosas serão condenadas... Aleluia!
• Nas horas de apertos e de dificuldades, lembre-se: o Senhor batalha por nós e ele é quem assegura a nossa vitória.

IV – DEUS DOBRARÁ AS BÊNÇÃOS SOBRE NÓS:

4.1. A palavra profética de Deus para 2008 nos diz, que todas as bênçãos serão multiplicadas em nossa vida. Nós já vamos entrar no novo ano , debaixo de unção de dupla honra.
Ouvia falar de uma igreja, em que o pastor lançou uma campanha para comprar um terreno,
e um irmão que tinha posses falou ao pastor. Faça a campanha do jeito que o seu planejou e depois me diga quanto deu a oferta. Para cada real que entrar de ofertarei mais um .
Ou seja eu vou dobrar o valor de qualquer oferta que seja feita para essa campanha.

• Isso é que é bênção dobrada. Você trabalha por um, mas o fruto do seu trabalho é são dois.
• Você guerreia por dois e conquista quatro.
4.2. É isso que Deus está dizendo... Para cada conquista que você alcançar ele vai dobrar na sua vida. Ou seja, você tem que conquistar e ele dobrará as bênçãos sobre sua vida.
4.3. Agora, isso não significa que tudo virá de mão de beijada. Não! O que ele está dizendo é que cada conquista nossa terá um gosta de um bônus a mais. Você vai lutar por algo e vai receber dobrado.
• Prepare-se porque virá um tempo surpreendente da parte de Deus para a nossa vida.
• Apalavra de Deus para o próximo ano, vem com uma promessa de prosperidade. Fala de crescimento, de expansão, de nos espaços, de novos horizontes, de transbordamento...
• O que até hoje tem sido escassez, no próximo ano, será fartura.
• O que tem sido hoje recursos limitados, vem uma promessa de suprimento abundante.
• Isso diz respeito a sua vida pessoa, aos seus negócios e ao seu ministério.
• Fala da igreja como corpo, mas fala de cada um individualmente.
• Há uma prosperidade que vem de Deus.
• Essa promessa já tem se tornado rhema na vida de muitos. E eu creio que aqueles que se apegarem a ela verão o seu cumprimento
• Um dia o inimigo invadiu sua vida, sua casa, seus negócios e lhe causou dano, prejuízos, perdas.
• Mas Deus traz uma promessa, de restituição.
2008 E UM SERÁ O ANO DA RESTITUIÇÃO EM SUA VIDA!!

• Há uma aliança entre você e Deus. Acredite que o nosso Deus é alguém que NUNCA FALHOU E NUNCA FALHARÁ.

V – DEUS NOS PROPORCINARÁ UM TEMPO DE GRANDE ALEGRIA:

5.1. O tempo de luta passará.
• Há tempo para chorar e há tempo para rir. Você que chorou tanto ao longo de 2007. Deus vai converter o seu prato e alegria...
• Essa promessa vem precedida do verso 3 que diz assim: “ e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.”
5.2. Uma pessoa desanimada é alguém sem vida. Você já viu uma pessoa desanimada conquistar? Tem gente que vive debaixo de mentiras do inferno, pois dizem “Nem adianta lutar, não vou conseguir mesmo, ‘e melhor eu ficar aqui quieto!!“ , “Para que levantar e ir procurar emprego, não vou achar !!!”
Eu tenho uma palavra de Deus para você, é :
Isaias 40:31
“ mas os que esperam no Senhor renovam as suas forcas, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”

• Deus fortalecerá áreas fracas de sua vida....
• Deus vai restabelecer tudo o que é muro caído em sua vida.
• O que hoje são muros caídos em sua vida? A oração? O jejum? A Santidade? O Estudo da Palavra?
• No Novo Ano, Deus lhe dará a oportunidade de erguer esses muros caídos. Mas eles não serão erguidos de qualquer maneira.
• Você vai poder cantar o cântico do povo de Deus quando retornou do cativeiro da Babilônia para Jerusalém:
Salmos 126:1-6
1 ¶ Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.
2 Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles.
3 Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres.
4 ¶ Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.
5 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.
6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.

• Você vai cantar o Cântico de Maria: Lucas 1.46-49:
“Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
47 e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador,
48 porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada, 49 porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome.”


Conclusão: Eu quero concluir compartilhado alguns conselhos que ajudarão você a se manter na rota do êxito e da conquista.
Conta-se que um casal de jovens recém-casados, era muito pobre e vivia de favores num sítio do interior. Um dia o marido fez a seguinte proposta para a esposa:
- "Querida eu vou sair de casa, vou viajar para bem longe, arrumar um emprego e trabalhar até ter condições para voltar e dar-te uma vida mais digna e confortável. Não sei quanto tempo vou ficar longe, só peço uma coisa, que você me espere e enquanto eu estiver fora, seja FIEL a mim, pois eu serei fiel a você".
Assim sendo, o jovem saiu. Andou muitos dias a pé, até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudá-lo em sua fazenda.
O jovem chegou e ofereceu-se para trabalhar, no que foi aceito. Pediu para fazer um pacto com o patrão, o que também foi aceito.
O pacto foi o seguinte:
- "Me deixe trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que devo ir, o senhor me dispensa das minhas obrigações. EU NÃO QUERO RECEBER O MEU SALÁRIO. Peço que o senhor o coloque na poupança até o dia em que eu for embora.
No dia em que eu sair o senhor me dá o dinheiro e eu sigo o meu caminho".
Tudo combinado. Aquele jovem trabalhou DURANTE VINTE ANOS, sem férias e sem descanso. Depois de vinte anos chegou para o patrão e disse:
- "Patrão, eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para a minha casa".
O patrão então lhe respondeu:
- "Tudo bem, afinal, fizemos um pacto e vou cumpri-lo, só que antes quero lhe fazer uma proposta, tudo bem? Eu lhe dou o seu dinheiro e você vai embora, ou LHE DOU TRÊS CONSELHOS e não lhe dou o dinheiro e você vai embora. Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos, se eu lhe der os conselhos, eu não lhe dou o dinheiro. Vá para o seu quarto, pense e depois me dê a resposta".
Ele pensou durante dois dias, procurou o patrão e disse-lhe:
- "QUERO OS TRÊS CONSELHOS".
O patrão novamente frisou:
- "Se lhe der os conselhos, não lhe dou o dinheiro".
E o empregado respondeu:
- "Quero os conselhos".

O patrão então lhe falou:
1. "NUNCA TOME ATALHOS EM SUA VIDA. Caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida.
2. NUNCA SEJA CURIOSO PARA AQUILO QUE É MAL, pois a curiosidade pro mal pode ser mortal.
3. NUNCA TOME DECISÕES EM MOMENTOS DE ÓDIO OU DE DOR, pois você pode se arrepender e ser tarde demais."
Após dar os conselhos, o patrão disse ao rapaz, que já não era tão jovem assim:
- "AQUI VOCÊ TEM TRÊS PÃES, estes dois são para você comer durante a viagem e este terceiro é para comer com sua esposa quando chegar a sua casa".
O homem então, seguiu seu caminho de volta, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava.
Após primeiro dia de viagem, encontrou um andarilho que o cumprimentou e lhe perguntou:
- "Pra onde você vai?" - Ele respondeu:
"Vou para um lugar muito distante que fica a mais de vinte dias de caminhada por essa estrada".
O andarilho disse-lhe então:
- "Rapaz, este caminho é muito longo, eu conheço um atalho que é dez, e você chega em poucos dias".
O rapaz contente, começou a seguir pelo atalho, quando lembrou-se do primeiro conselho, então voltou e seguiu o caminho normal.
- Dias depois soube que o atalho levava a uma emboscada.
Depois de alguns dias de viagem, cansado ao extremo, achou pensão à beira da estrada, onde pode hospedar-se. Pagou a diária e após tomar um banho deitou-se para dormir.
De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor. Levantou-se de um salto só e dirigiu-se à porta para ir até o local do grito.
Quando estava abrindo a porta, lembrou-se do segundo conselho. Voltou, deitou- se e dormiu.
Ao amanhecer, após tomar café, o dono da hospedagem lhe perguntou se ele não havia ouvido um grito e ele disse que tinha ouvido.
- E você não ficou curioso?
Ele disse que não.
No que o hospedeiro respondeu: VOCÊ É O PRIMEIRO HÓSPEDE A SAIR DAQUI VIVO, pois meu filho tem crises de loucura, grita durante a noite e quando o hóspede sai, mata-o e enterra-o no quintal.
O rapaz prosseguiu na sua longa jornada, ansioso por chegar a sua casa.
Depois de muitos dias e noites de caminhada...
Já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça de sua casinha, andou e logo viu entre os arbustos a silhueta de sua esposa. Estava anoitecendo, mas ele pode ver que ela não estava só. Andou mais um pouco e viu que ela tinha entre as pernas, um homem a quem estava acariciando os cabelos.
Quando viu aquela cena, seu coração se encheu de ódio e amargura e decidiu-se a correr de encontro aos dois e a matá-los sem piedade.
Respirou fundo, apressou os passos, quando lembrou-se do terceiro conselho.
Então parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo e no dia seguinte tomar uma decisão. Ao amanhecer, já com a cabeça fria, ele disse:
"NÃO VOU MATAR MINHA ESPOSA E NEM O SEU AMANTE. Vou voltar para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta. Só que antes, quero dizer a minha esposa que eu sempre FUI FIEL A ELA".
Dirigiu-se à porta da casa e bateu. Quando a esposa abre a porta e o reconhece, se atira em seu pescoço e o abraça afetuosamente. Ele tenta afastá-la, mas não consegue. Então com as lágrimas nos olhos lhe diz:
- Eu fui fiel a você e você me traiu...
Ela espantada lhe responde:
- Como? eu nunca lhe trai, esperei durante esses vintes anos.
Ele então lhe perguntou:
- E aquele homem que você estava acariciando ontem ao entardecer?
E ela lhe disse:
- AQUELE HOMEM É NOSSO FILHO. Quando você foi embora, descobri que estava grávida. Hoje ele está com vinte anos de idade".
Então o marido entrou, conheceu, abraçou o filho e contou-lhes toda a sua história, enquanto a esposa preparava o café.
Sentaram-se para tomar café e comer juntos o último pão.

APÓS A ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO, COM LÁGRIMAS DE EMOÇÃO, ele parte o pão e ao abri-lo encontra todo o seu dinheiro, o pagamento por seus vinte anos de dedicação.
Moral da História: A promessa de Deus está sendo liberada sobre as nossas vidas. Mas precisamos dar ouvidos aos conselhos da sua Palavra:
1) Que no ano de 2008 você possa andar em linha com a Palavra de Deus. Não queime etapas em sua vida. Há um tempo de Deus para todas as coisas.
2) Não seja curioso para o mal. Muitas vezes somos curiosos, queremos saber de coisas que nem ao menos nos dizem respeito e que nada de bom nos acrescentará...
3) Uma decisão pode mudar a história da nossa vida. Por isso nunca decida nada por impulso, nem quando estiver irado.

Quanto ao mais, mantenha-se em conexão com Deus, todos os minutos, todos os dias, sonhe sonhos grandes, Acredite mais em você mesmo; dê passos mais ousados; não ceda a tentação da carne, trabalhe mais em equipe. Envolva-se mais com a célula; dê às pessoas mais do que esperam de você; semeie generosamente. Da forma como se semeia, se colhe; faça de seu lar um lugar de alegria e paz; leia mais livros e assista menos TV; sorria mais; invista nos relacionamentos antigos mas lembre-se de fazer novos amigos, nunca pague o mal com o mal, nem procure se vingar; seja rápido para elogiar, tardio para criticar; seja rápido para admitir erros e pedir perdão, dê graças em todas as circunstâncias e sobre todas as coisas, viva a vida a partir de uma perspectiva de eternidade.
Se recebe de coração aberto essa palavra, então...
 
Aliançados em Cristo Jesus,
Pr. Ricardo Guimarães
(21) 7827-3782
(21) 3327-1982
pr.ricardo@videirairo.com.br


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem