UMA VITÓRIA COMPLETA
 
Texto: Exôdo 14:1-4
 
- Disse o Senhor a Moisés: "Diga aos israelitas que mudem o rumo e acampem perto de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar. Acampem à beira-mar, defronte de Baal-Zefom.O faraó pensará que os israelitas estão vagando confusos, cercados pelo deserto.Então endurecerei o coração do faraó, e ele os perseguirá. Todavia, eu serei glorificado por meio do faraó e de todo o seu exército; e os egípcios saberão que eu sou o Senhor". E assim fizeram os israelitas.
 
Verdade Central:
Quem está com Deus na sua vida a guerra sempre tomará outro caminho. Não importa qual seja a rota a vitória será completa.
 
Introdução
Israel viveu escravo no Egito por 430 anos (Êx12:40). A escravidão é algo terrível, pessoas escravas não vislumbram futuro, não esperam dias melhores.
É só perguntar para quem foi escravo dos vícios. Quem serviu na escravidão de alguma coisa entenderá muito bem onde quero chegar.
Há muitos escravos em nossos dias: trabalho, sentimentos, da religião, da própria vontade.
Todo escravo vê sua vida como uma eterna dívida e nunca poderá paga-la.
Hoje a nossa vitória foi decretada. A escravidão seja qual nível vai ser anulada pelo decreto maior. O poder da cruz!
Hoje os livres se manifestarão neste lugar. O toque do Senhor as algemas cairão, as mentes serão transformadas e alegria inundará este lugar. A vitória total você receberá nesta palavra de unção.
1. A LUTA PELA LIBERDADE
O maior desejo de um escravo é ser livre. Deus nos criou livres. A liberdade é uma forma de conhecermos a bondade de Deus.
Israel queria a libertação e Deus levantou um libertador. Imagine que o opressor iria deixar aquele povo sair livremente.
A Bíblia registra que depois de uma intensa batalha entre os deuses do Egito e JeovahSabaoth (O Senhor dos Exércitos), o povo saiu da escravidão em direção a uma terra de promessa, mas no meio do caminho sua liberdade foi colocada a prova.
No cenário geográfico de Êxodo 14 encontramos:
Faraó – o deus opressor do Egito;
O deserto - uma geografia de montanhas e pedras formando paredes altas e valas profundas.
O Mar vermelho – que representa o desafio de viver a liberdade, pois do outro lado começaria a caminhada rumo a terra da promessa.
Aqui temos 3 realidades que apontam par uma luta pela liberdade.
Egito – o seu passado um lugar onde você viveu escravidão, dor, fracassos, traumas; é interessante que neste lugar você comia momentos que pareciam ser bons.
O deserto – quando Israel saiu do Egito chegou uma região que é difícil caminhar. Imagine uma multidão andando entre pedregulhos e ambiente extremamente hostil.
Isto representa o nosso presente quantos desertos temos enfrentado em direção a nossa promessa. Dias de sequidão, serpentes (traição e venenos), vencer as barreiras das montanhas e não cair nos buracos que põem em nosso caminho.
O Mar vermelho – eu o chamo de nosso futuro, o desafio de ver a fé funcionar. Caminhar sobre algo que não se via esta era a ordem: Marchem... (Êxodo 14:15)
O que faremos? Ficaremos no Egito, Fracassaremos no deserto, ou confiaremos que Deus abrirá o mar cumprindo suas promessas em nossa vida.
Bem certo que alguns pensaram em voltar e até tentaram, mas já pode imaginar o que aconteceu com eles. O inimigo não tem piedade !!
Esta é a luta pela nossa liberdade. É a nossa escolha a nossa decisão daqui para frente.
2. AS ARMAS DA NOSSA GUERRA.
Uma vez que o povo estava encurralado. Na sua frente águas, ao seu redor montanhas e deserto e atrás um exército fortemente armado e determinado em destruir a todos. Israel tinha 3 opções:
a.Render-se e pensar em misericórdia do inimigo;
b.lutar com que tinham em mãos;
c.ou acima de qualquer circinstância CONFIAR EM DEUS.
Numa batalha quais devem ser as armas que precisamos para ter a garantia da vitória.
2.1. A revelação da vontade de Deus;
Nenhuma atitude deve ser tomada se entendermos o que Deus quer fazer.
2.2. O cajado em nossa mão;
Representa a Autoridade delegada para viver milagres. Você crê que pode abrir um mar na sua vida? Esta é a grande marca em nós. Entrar na promessa.
2.3. A coluna de nuvem e fogo;
Durante o dia aquela coluna de nuvem era a sombra e a noite a luz que iluminava o caminho e aquecia do frio. Isto represente o cuidado de Deus para com seu povo.
2.4. O Anjo de Deus;
Em toda aquela cominhada um Anjo os guiava fazendo sinais poderosos e sendo a presença manifesta de Deus.
As experências com anjos não é algo do Velho Testamento.
A Teofania do VT esta hoje em nós através de Jesus Cristo que se manifesta na presença do Seu Espírito Santo que se move na igreja.
3. O INIMIGO VAI CAIR.
Algo impossível estava para acontecer. Hoje as pessoas duvidam desta passagem bíblica. Um mar se abrir e uma multidão passar por ele a seco.
Independente de como foi o milagre de como Deus fez a coisa acontecer.Eu sei que: O INIMIGO VAI CAIR.
Pelas seguintes razões:
3.1.Deus é maior – os egípcios deveriam ter aprendido que Deus não era um deus do deserto.
3.2.Tudo está debaixo de um propósito – quando entendo a isto saio de qualquer situação. Quando olho as situações que Davi passou ele poderia facilmente ter sido capturado e morto. Mas o Senhor o guardou o tempo todo.
3.3. O nosso futuro deve ser visto olhando para o passado – veja Êxodo 13:14 “Se acontecer que teu filho no tempo futuro te pergunte, dizendo:Que é isto? Dir-lhe-ás: O Senhor nos tirou com mão forte do Egito, da casa da servidão”.
Isto é o Senhor que luta por você, o Deus poderoso faz guerra a nossa causa.
Liberte-se do medo, dos traumas e fortaleça-se em Deus. No Senhor temos proteção.
“Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre”. (Salmos 121:1-8)
Conclusão.
O que diremos das maravilhas que o Senhor tem feito.
Hoje estou convicto que grandes vitórias é destinada aos que estão dispostos a seguir em frente enfrentando desertos e toda adversidade possível, mas sempre crendo na Palavra Fiel no Deus Fiel e no poder que Ele concede aos seus filhos.
A escravidão, as ameaças e afrontas não vão tirar-me da rota da Vitória Total que estou buscando.
 
 
Autor: Ap. David Rosa Filho

 

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++++++



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem