AS SEMENTES

DO REINO

 

– Mateus 13.1-23

 

SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO:

Rodízio de Livros da Bíblica: Cada pessoa deve falar um livro da Bíblia até completar toda a sequência! (Pode colar)

LOUVOR E ADORAÇÃO:

Todo ser que respira louve ao Senhor!! Vamos louvar àquele que vive e reina! (Lembre-se de fazer cópia dos cânticos)

CONFISSÃO DA PALAVRA: Salmo 119.98-100

EDIFICAÇÃO:

- Mateus é um livro que trata a respeito do reino.

- Mateus mostra Jesus como Messias prometido que veio para estabelecer o seu reino na terra. Portanto, ao ler o evangelho de Mateus temos que ter em mente o reino.

- O que é o reino? No Evangelho de Mateus encontramos sete parábolas sobre o reino. E na maioria delas nós vamos encontrar a expressão: “Porque o reino dos céus é semelhante a alguma coisa...”

O reino dos céus tem três aspectos:

a) A aparência do reino:

- O que é a aparência? A aparência é a sua esfera? Hoje estamos aqui no mundo.

- Existem milhões de pessoas que se dizem cristãs. Todavia, não significa que elas são salvas.

- Há muita coisa que tem aparência do reino. Mas não tem a realidade do reino de Deus.

b) A realidade do reino:

- O que é a realidade do reino? É quando você nasce de novo e o reino de Deus entrar dentro de você.

- E você começa a praticar os princípios de Mateus 5, 6 e 7.

- Esses textos falam da realidade do reino. Então o reino dos céus tem uma aparência exterior, mas tem uma realidade interior.

c) O aspecto futuro:

- O reino dos céus tem o aspecto futuro que é o reino milenar quando o Senhor Jesus reinará e nós reinaremos com ele durante esses 1000 anos. Essa será a recompensa dos vencedores!

O verso três começa dizendo que o semeador saiu a semear. Vamos começar vendo o que é essa semente que está sendo semeada:

F.T.: Em primeiro lugar...

I – A SEMENTE É A PALAVRA DE DEUS: (Vv 19-23)

1.1. Do verso 19 ao verso 23 nós encontramos várias referências falando que a semente é a Palavra de Deus. Então esse é o primeiro significado. O semeador é aquele que espalha a semente e a semente é a Palavra do Senhor.

1.2. Portanto, tudo o que Deus faz na vida de um homem ele o faz pela sua própria palavra. O novo nascimento é pela Palavra! Você é feito filho de Deus pela palavra.

a) A salvação vem pela Palavra: I Coríntios 1.21 , I Pedro 1.23

b) A fé vem pela Palavra: Romanos 10.17

c) A transformação vem pela Palavra: Romanos 12.2 d) A santificação vem pela Palavra: João 17.17

e) A pureza do jovem é alcançada pela Palavra: Salmo 119.9 ; Salmo 119.11.

· Por isso, nós temos que pregar a Palavra, temos que ensinar a Palavra e temos que ouvir a Palavra, Temos que viver a Palavra de Deus. Se você viesse a reunião e você não ouvisse nenhuma palavra você não poderia ser transformado.

· Quando você entende isso, você valoriza muito mais a Palavra de Deus! Ame a Palavra de Deus!

- Que você possa dizer como o Salmista no Salmo 119:97 “ Oh, quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!”.

F.T.: Em segundo lugar...

II – A SEMENTE É O SENHOR JESUS:

2.1. Em primeiro lugar a semente é A PALAVRA DE DEUS. Todavia, a semente também é o próprio Senhor Jesus. Por quê? porque em João 1.1 está escrito: “No princípio era o Verbo, o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”

2.2. Então, Jesus é a Palavra encarnada. E se ele é a Palavra também é a semente de Deus lançada no coração dos homens. E nós podemos entender isso melhor no diálogo de Jesus com discípulos, onde ele afirma que a sua vida é a semente que precisa ser semeada: João 12.23

2.3. Observe que Jesus tinha a consciência clara de que ele era o grão de trigo que deveria morrer para trazer vida a humanidade. Ir para cruz era uma semeadura. O novo nascimento é quando a semente de Deus que é Cristo através do Espírito Santo vem morar dentro de nós.

· O que significa ter a vida eterna? Significa que eu tenho a semente de Deus dentro de mim! 1 João 3.9.

· E, aqui, João diz que o nascido de Deus carrega em si o sêmen divino. E que este sêmen da graça é que o impediria de viver uma vida que tivesse contentamento na prática da violação da consciência; ou seja: praticando o pecado.

· Portanto, você carrega esse semente divina em você. O próprio Cristo que foi gerado em seu espírito no novo nascimento e afetou a sua natureza. Ele se fez semente! E foi por causa dessa semeadura que nós tivemos acesso a salvação!

F.T.: Em terceiro lugar...

III – A SEMENTE SÃO OS FILHOS DO REINO:

3.1. A Bíblia de fato é um livro muito rico. Primeiro nós vimos que a semente é Palavra de Deus semeada no coração dos homens. Depois nós vimos que Jesus é essa semente e como o grão de trigo foi semeado, para nos dar a natureza divina.

3.2. Mas agora nós vamos ver que essa semente também se refere aos filhos de Deus. Na parábola do trigo e do joio o Senhor fala que a semente são os filhos do reino. Mateus 13.38. Ou seja, você também é a semente! Então você também precisa ser semeado. Só que quando a semente é semeada ela entra num processo de morte.

- Primeiro ela morre, depois a vida brota. Porque muitos ainda não floresceram? Porque estão se auto preservando!

· Existem alguns tipos de sementes que são sementes adormecidas. Para florescer elas precisam de um choque térmico!

· Há muitas pessoas vivendo assim, como sementes adormecidas e precisam levar um choque divino para despertar.

· Deus vai dar um tranco prá fazer você acordar! Para tirar essa dormência! Porque agora você não é só um semeador, você é também a semente de Deus. E você tem que se multiplicar, tem que se reproduzir para a glória do Senhor Jesus.

 

 

FONTE: http://www.videirario.com.br/supjpa2013.php

 

+++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem