A VISÃO DO PROFETA

ISAÍAS

 

Introdução

- O Todo-poderoso nos conhece, vê os nossos problemas e as nossas necessidades, e deseja agir na nossa vida.

- Ele não está inerte diante de nossas aflições e dilemas. No entanto, é necessário que confessemos, com o nosso coração arrependido, os nossos pecados e as nossas fragilidades. Você só verá a glória de Deus se disser: “Eis-me aqui, Senhor”, como fez o profeta Isaías.

1. Deus é o Senhor da vida

Podemos extrair algumas lições práticas das experiências de Isaías.

1.1 — O impedimento à manifestação da glória de Deus precisou ser removido (Is 6.1)

A visão de Isaías aconteceu logo após a morte de Uzias, um rei ativo que contraiu lepra por desobedecer ao Todo-poderoso.

1.2 — A experiência de Isaías com Deus fez diferença (Is 6.5)

O profeta Isaías viu a glória de Deus, e isso fez toda a diferença em sua vida e em seu ministério. Ele percebeu que ia morrendo, pois era um homem de lábios impuros.

1.3 — Isaías teve uma experiência pessoal com Deus (Is 6.1)

O profeta disse: Eu vi ao Senhor. Ninguém lhe contou; Isaías vivenciou o fato. É de extrema importância que o cristão tenha experiências pessoais com Deus.

Geração afastada do Criador — a falta de experiência pessoal com Deus fez com que Israel se afastasse do Senhor (Os 6.4,6; conf. Jz 2.7,10).

II. Deus deseja revelar-se

O Senhor quer revelar o Seu caráter, o Seu amor e a Sua vontade a nós, a fim de que Ele seja tratado como o nosso Deus. Para que isso aconteça, devemos:

2.1 — Olhar para nós mesmos

Quando Isaías contemplou a glória e a santidade de Deus, automaticamente percebeu sua condição, e disse: Ai de mim, que vou perecendo! (Is 6.5a). Saulo também teve de mudar de rumo quando viu o Senhor no caminho para Damasco (At 9.3-6). E nós também precisamos olhar para nós mesmos (2Jol.8).

2.2 — Confessar os pecados

As declarações de Isaías (Is 6.5) levam-nos a entender que esse profeta fez uma auto-analise, constatando que era um homem de lábios impuros. Quando as transgressões são confessadas, o Pai as joga nas profundezasdo mar (Mq 7.18,19). Devemos confessar as nossas culpas uns aos outros, para que saremos (Tg 5.16).

III. Discernimento espiritual

O profeta também se deu conta de que habitava no meio de um povo de impuros lábios (Is 6.5). Sendo assim, entendemos que:

3.1 — As experiências de Isaías foram reais e concretas

Ele viu ao Senhor assentado em um alto e sublime trono (v. 1) e ouviu os serafins clamando uns para os outros: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos

Exércitos (v. 3). Depois disso ele ainda foi tocado pelo Senhor (v. 6,7).

3.2 — Em Deus há muitos depois

Depois disso, ouvi a voz do Senhor (Is 6.8a). Deus falou ao profeta, revelando lhe coisas tremendas. Ele tem muito a manifestar e revelar a nós, inclusive inúmeros planos para a nossa vida.

IV. Deus fala conosco

Deus falou com Isaías depois de fazer o Seu servo passar por profundas experiências (Is 6.8). Deus também fala conosco por meio de Sua Palavra, de fatos, de milagres e de outras pessoas, a fim de confirmar o que Ele nos disse e alimentar a nossa fé (ver Jo 5.39; 10.25; Hb 2.4; 1 Pe 5.12; 1 Jo 5.7).

Porém:

Cuidado com o perigo das falsas profecias — Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas (Mt 7.15a). Jesus alertou que surgirão muitos falsos cristos (Mt 24.24), e Pedro disse que houve entre o povo falsos profetas (2 Pe 2.1). João ensinou-nos a não crer em todo espírito (1 Jo 4.1), e Paulo disse: Não desprezeis as profecias (1 Ts 5.20 — ver 1 Ts 5.19-22).

Saiba que Deus se manifesta de forma variada — Não podemos determinar a maneira como o Pai falará conosco, se pela Palavra, pelo Seu Espírito tocando o nosso espírito, por intermédio de alguém usado em profecia, por uma revelação em um sonho. A José, filho de Jacó e Raquel, o Senhor revelou, por meio de sonhos, que ele seria um grande líder (Gn 37.6,7,9). Mas Deus pode comunicar-se de forma mais sobrenatural, como fez com Moisés (Êx 3.2-4).

Ouça a voz do Senhor — O relacionamento com Deus não é unilateral; nem a oração é um monólogo, é diálogo. No episódio de Isaías  vemos como Deus conversou com esse profeta de maneira educada, perguntando: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? (Is 6.8a). Deus esperou uma resposta de Isaías para depois revelar a Sua vontade. Isaías disse: Eis-me aqui. Envia me a mim Cv. 8h). Só então Deus revelou a Sua vontade: Vai e dize a este povo (Is 6.9a).

V. Deus age considerando o indivíduo

Atentemos para o que Deus disse a Isaías: a quem enviarei e quem há de ir por nós? Observe que o sujeito parece indeterminado: quem. Mas Isaías sabia que o Senhor falava com ele, e prontificou-se: Eis-me aqui. Essa passagem deixa claro que Deus se dirige do coletivo para o individual. Sendo assim, devemos:

5.1 — Colocar-nos no centro da vontade de Deus

Devemos perguntar a nós mesmos: O que o Senhor deseja da nossa vida? A que precisamos renunciar? O que é necessário abandonar? Para onde devem os ir? Às vezes, Deus nos põe no deserto das aflições porque deseja fazer-nos passar por novas experiências, como fez com Israel, que foi guiado por uma coluna de fogo e urna coluna de nuvem (Êx 13.20-22).

5.2 — Buscar um encontro com Deus

Confiemos em Deus e lancemos sobre Ele toda a nossa ansiedade, pois Ele nos fez uma grande promessa de estar conosco todos os dias (Mt 28.20b). A Palavra de Deus diz que bendito será o varão que confiar no Senhor (Jr 17.7,8), e que Ele é o Senhor, e fora dele não há Salvador (Is 43.11-13).

Conclusão

As experiências com o Senhor não ficam no abstrato, refletindo-se no mundo concreto. Isaías contemplou a glória de Deus, depois de ter reconhecido que era um pecador, e isso gerou grande mudança em sua vida. Nós também precisamos viver profundas experiências que nos transformem e nos façam verdadeiros profetas, para a glória de Deus.

 

 

Read more: http://www.mefibosete.com/2013/07/visao-profeta-isaias-6.html#ixzz2acqAtWgP

 

ACESSE: http://www.mefibosete.com/

 

 

============================================

============================================

============================================

============================================



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem