QUAL É O TAMANHO DO NOSSO DEUS?

 

"Naqueles dias Ezequias adoeceu duma enfermidade mortal: e veio a ele Isaías, filho de Amós, o profeta, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor. E disse: Ah! Senhor, lembra-te, peço-te, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos. E livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti, e a esta cidade; eu defenderei esta cidade" (Isaías 38: 1-6).

 

INTRODUÇÃO.


- Até parece que Deus tem duas palavras: Primeiro diz que Ezequias vai morrer; depois diz que vai viver.

Vamos primeiramente entender o que estava acontecendo com a vida e o reinado de Ezequias.

Primeiro.

- A vida pessoal do Rei Ezequias estava bem conturbada. Uma doença mortal havia roubado todos os seus sonhos.

- Segundo a palavra profética, o rei Ezequias tinha poucos dias de vida e por isso havia perdido toda expectativa de vida e reinado.

Segundo.

- Mesmo que ele tivesse com a sua saúde normal, uma crise política havia se estalado no seu reinado. Os assírios se organizavam para conquistar o seu reino. Estamos falando de uma das maiores forças bélicas da Época.

Terceiro.

Junte os estes dois grandes problemas e veja o tamanho do problema que o ele tinha.
Eram dias maus para o Rei. Problemas fazem parte da vida do ser humano. O Rei Ezequias tinha enormes problemas, assim como muitos de nós também temos.

-A diferença esta na maneira de solucionar estes grandes problemas. Ezequias tinha grandes problemas, mas também tinha um grande Deus.

Nós também temos grandes problemas, mas a pergunta é:

QUAL É O TAMANHO DO SEU DEUS?

O nosso Deus para nós é do tamanho da nossa fé.

1. O HOMEM QUE TEM UM GRANDE DEUS.


- Ezequias não recebeu boas notícias, tudo o que havia de acontecer de pior em sua vida, veio tudo de uma só vez.

- Seu coração explodiu de tristeza, a ponto de virar seu rosto para a parede e começar a chorar aos prantos.

- Muitos acham que a atitude de Ezequias é de fraqueza, MAS NÃO É. Esta atitude é de qualquer ser humano normal.

“Jesus chorou” (João 11: 35). Não importa se é rei ou não, se é crente ou não, se é pobre ou rico, se é branco ou negro.

- Há problemas tão grandiosos que a primeira reação é o desespero e o desânimo.
Imagine qualquer um de nós recebendo duas noticias como o Rei Ezequias recebeu.

QUAL SERIA A SUA REAÇÃO?

- Estas notícias fizeram com que o Rei Ezequias entrasse em desespero e ficasse em profundo desanimo, mas ele tinha que escolher entre:
SE ENTREGAR OU BUSCAR AUXILIO E SOLUÇÃO.


Em quem podemos confiar em momentos como este.

CONFIAR EM HOMENS. Porque não!

- Podemos buscar os recursos em homens enquanto for possível aos homens resolve-los, mas há casos que para o homem se torna impossível.

“Jesus, olhando para eles, lhes disse: Para os homens isto é impossível, mas para Deus tudo é possível” (Mateus 19: 26).

CONFIAR EM DEUS. Sempre! Em tudo devemos buscar a orientação do Senhor, mesmo nos casos em que ainda esta sob o domínio de homens, porem, há casos em que só o sobrenatural de Deus poderá resolver.

“Acaso para Deus há cousa demasiadamente difícil?” (Genesis 18: 14ª).

- O caso de Ezequias estava fora do alcance humano, então Ele soube procurar recursos com o único que poderia agir em sua vida e mudar aquela trágica situação.

- Ele foi sábio em se apresentar a Deus, trouxe a sua memória, a lembrança dos grandes feitos de Deus em sua vida e a sua fidelidade.

“E disse: Lembra-te, Senhor, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo” (versículos 3).

- Aqui podemos ver o tamanho do Deus de Ezequias.

Qual é o tamanho do Seu Deus
- Ezequias pode e confiou a sua vida e o seu reinado nas mãos do Senhor! Quando somos fieis a Deus, Ele nos conhece e se compadece de nós.
2. DEUS OUVE AS NOSSAS ORAÇÕES.

“Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos” (versículos 5).

- Não estamos falando de um Deus imaginário, impessoal.

- O nosso Deus não precisa de intermediários.

- O nosso Deus quer se relacionar conosco, e é através da oração e da sua Palavra.

- Nossas orações e suplicas não caem no vazio, porque o Senhor as ouve e nos responde. Ele nos ama intensamente.

- Muitas orações não são atendidas porque o coração do homem é perverso.

“O SENHOR está longe dos perversos, mas atende à oração dos justos” (Provérbios 15: 29). Mas a oração o justo é atendida.

- O Senhor não precisa de secretaria para marcar em sua agenda que queremos falar com Ele.

- A agenda do Senhor nunca fica lotada. Ele é ONIPRESENTE; ONISCIENTE E ONIPOTENTE, e esta sempre pronto para nos ouvir.

O Deus da nossa fé é o Deus que houve sempre as nossas orações!

3. O DEUS SENSIBILIZA COM A NOSSA DOR.

“Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim” (Isaías 49: 16).

- No Salmo 56: 8 há uma demonstração do cuidado que Deus tem por nós: “Contaste os meus passos quando sofri perseguição; recolhestes as minhas lágrimas no teu Odre”.

- Deus não somente vê a nossa aflição, mas também recolhe e enxuga todas as nossas lágrimas.

- Em Romanos 8: 26, o apostolo Paulo diz que “o Espírito Santo intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”.

- Ele se importa com o nosso sofrimento, com a nossa dor e angústia. Deus nos ama e esta sempre pronto para nos libertar de toda a dor.

- Qual é a sua dor?

- Apresente agora diante de Deus, como fez Ezequias, e se prepare para ser abençoado como Ezequias foi.

4. DEUS NOS LIVRA DO INIMIGO.

“Livrar-te-ei das mão do rei da Assíria, a ti, e a esta cidade, e defenderei esta cidade” (Versículo 6).

- Os problemas podem tentar nos fazer desistir, mas em qualquer circunstância, quando somos fieis, o Senhor nos livra.

- Josué por varias vezes pode presenciar o livramento do Senhor. Deus sempre esteve trazendo palavras de animo para Josué.

“Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Josué 1: 9).

- O apostolo Paulo, nos faz a clássica pergunta em Romanos 8: 31: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. Paulo também foi um homem que soube desenvolver um relacionamento “quase perfeito” diante de Deus. Paulo passou por momentos difíceis, mas sempre se fortaleceu no Senhor.

“Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4: 11-13).

- A verdade é que quando nós olhamos para a história da humanidade, é impossível deixar de ver a poderosa mão de Deus agindo em favor de seus filhos.

- Um exemplo disso aconteceu no século XVIII. A Europa estava mergulhada num profundo caos. A Inglaterra em especial naufragava em uma total perdição. Homens sem o temor de Deus estavam destruindo o país, mas Deus levantou, dois gigantes como John Wesley e George Whitefield. Estes homens estavam comprometidos com a verdade e se levantaram na unção do Espírito Santo e todo o país foi abençoado por Deus. Dois homens fieis a Deus mudaram a historia daquela nação.

DEUS QUER MUDAR A HISTORIA DA SUA VIDA!

- Deus esta no controle de todas as coisas. Nada pega o Senhor de surpresa.

- Deus pode fechar e abrir as portas, portanto, se o Senhor está conosco, independente das circunstancias, QUEM SERÁ CONTRA NÓS?

CONCLUSÃO.

- Se Senhor Jesus está do nosso lado. Ele nos amou, nos escolheu, nos chamou, nos justificou e já decretou a nossa vitoria, então ainda que o inferno inteiro se levante contra nós, haveremos de triunfar. Estamos firmados com o Deus ONIPOTENTE.

- O mundo e o diabo podem continuar nos afrontando, porém nunca nos poderão vencer, se Deus for por nós!

 

Escrito por Pr Luis Antonio de Carvalho

 

================================

================================

================================

================================



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem